Ar Condicionado SP Equipe 3

Projeto de Ar Condicionado

Projeto de ar condicionado geralmente, são exclusivamente voltados para climatização.

Equipe 3 Ar - Projeto de ar condicionado

Projeto de ar condicionado geralmente, são exclusivamente voltados para climatização.

Atendendo as mais diversas necessidades desde a instalação de ar condicionado central para sua residência até projetos de ar condicionado de grande porte para empresas, indústrias e estabelecimentos de estrutura complexa.

Cada ambiente exige uma análise específica; um projeto de ar condicionado adequado para que a instalação seja perfeita, é importante contratar um profissional para realizar o projeto de ar condicionado.

Nós da Equipe 3 Ar,  estamos preparados para realizar o melhor projeto de ar condicionado, com o knowhow especializado neste complexo de trabalho.

 

Frisamos que uma instalação sem a realização de um projeto de ar condicionado poderá acarretar graves problemas, como: alto custo da instalação, desperdício de material e também a compra de equipamentos e acessórios inadequados.

 

A Equipe 3 Ar,  oferece assistência técnica a todas as áreas associadas à climatização, controle de temperatura e umidade de pequeno, médio e grande porte. Inclusive com manutenção preventiva mensal.

 

Hoje, após 11 anos de trabalho, diversos clientes satisfeitos e recomendando nossos serviços, concluímos que nosso objetivo principal foi cumprido, temos a certeza de que nunca saímos do foco da nossa missão.

Desenvolver projetos e soluções para climatização de residências e empresas, proporcionando um melhor conforto e garantir aos nossos clientes, as melhores e atuais soluções técnicas que atendam às suas necessidades.

 

 

Sobre o Projeto de Ar Condicionado



DISTRIBUIÇÃO DO AR

O traçado dos dutos deve obedecer aos requisitos da ABNT NBR 16401-3, sendo o mais curto possível, observando as interferências estruturais e com outras instalações da construção.

CLASSE DE PRESSÃO

A máxima pressão interna que possa ocorrer em condições normais de operação (classe de pressão) deve ser definida no projeto e indicada nos desenhos.

VAZAMENTO EM DUTOS

O nível de selagem exigido e o vazamento admissível nos dutos devem ser estipulados no projeto, e depende de análise de risco, consumo de energia, custo de fabricação, montagem e controle da qualidade.

Possuindo classes variadas para diferentes aplicações. Todos os pontos da rede devem possuir o mesmo tratamento de selagem e devem ser levadas em conta a durabilidade do material e a possibilidade de movimento das partes seladas.

ISOLAÇÃO TÉRMICA

Os dutos devem ser isolados termicamente para reduzir ganhos ou perdas de calor do ar conduzido, e evitar a condensação em sua superfície, observando requisitos de proteção contra incêndio e não contendo gás CFC ou substâncias nocivas ao meio ambiente.

TRATAMENTO ACÚSTICO

O cálculo do nível sonoro da rede de dutos nos recintos é necessário, considerando suas características acústicas, a potência sonora do ventilador e a atenuação sonora natural ao longo dos ramais.

CONSTRUÇÃO DOS DUTOS A empresa instaladora dos dutos é responsável pelo projeto de detalhamento e deve obedecer às especificações de projeto. A espessura da chapa, o tipo e dimensionamento das emendas, das juntas transversais, dos reforços e suportes.

DIMENSIONAMENTO DAS REDES HIDRÁULICAS E FRIGORÍFICAS, BEM COMO DAS PASSAGENS



Este item expõe as exigências para as instalações de água gelada, água quente e água de condensação, projeto da rede hidráulica, isolação térmica, linhas frigoríficas e representação gráfica dos esquemas de todo o projeto.

INSTALAÇÕES DE ÁGUA GELADA, ÁGUA QUENTE E ÁGUA DE CONDENSAÇÃO



Para o dimensionamento da rede hidráulica da instalação de ar condicionado, deve-se adotar um coeficiente de perda de carga por fricção no tubo reto e um limite para a velocidade da água.

Perdas de carga nas válvulas e singularidades, e perdas nos trocadores de calor devem ser calculadas.

Para que o projetista selecione parâmetros, do mesmo modo, cujo custo da rede e consumo de energia estejam equilibrados.

O material das tubulações deve ser selecionado pelo projetista e atender às normas estipuladas pelo mesmo.

Em acordo como às condições de pressão e temperatura do projeto.

PROJETO DA REDE HIDRÁULICA



O projeto da rede hidráulica deve apresentar os pontos e dispositivos para as medições, ajustes e balanceamento.

Para evitar a transmissão de vibrações do equipamento para a tubulação é necessário interligá-los por conexões flexíveis.

Assim como prever maneiras de isolar partes da rede para reparos e de facilitar o acesso aos equipamentos cujas válvulas de controle são conectadas.

ISOLAÇÃO TÉRMICA



As tubulações devem ser isoladas termicamente para reduzir perdas de calor e evitar a condensação superficial, utilizando um material cuja condutividade térmica, espessura e trechos isolados devem ser mostrados nos desenhos do projeto.

39 observando requisitos de proteção contra incêndio e não contendo gás CFC ou substâncias nocivas ao meio ambiente.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ESQUEMAS DE TODO O PROJETO



A representação gráfica de todas as instalações, envolvendo todas as áreas e equipes atuantes no projeto da edificação, sejam elas elétricas, hidráulicas, arquitetônicas, civis, etc., é de fundamental importância para se identificar eventuais interferências entre os diferentes projetos.

PARTE LEGAL

 

 

Esta etapa é destinada à representação das informações técnicas necessárias à análise.
Para aprovação pelas autoridades competentes da concepção da edificação e de seus elementos de instalações.

Com base nas exigências legais (municipal, estadual, federal), e à obtenção do alvará ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção.

O projetista de ar condicionado deve fornecer todas as informações técnicas relacionadas ao projeto elaborado, para que o gerenciador do empreendimento anexe juntamente com as informações das demais áreas.

ASSIM, elaborando um documento com todas as informações da obra necessárias para análise e aprovação das autoridades competentes,

Baseados nas exigências da ABNT NBR 13531 – Elaboração de projetos e edificações — Atividades técnicas.

As exigências de formatação do projeto variam de acordo com a localidade da obra.
Também  devem ser consultadas antes da elaboração.
O Projeto Legal final deve ser entregue à Prefeitura e ao Corpo de Bombeiros.

 

 

PLANEJAMENTO DA INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO



Uma reunião entre todas as áreas devem ser realizada para se definir o cronograma das obras, para que não haja conflito na utilização dos espaços.

Após a compra dos equipamentos e materiais, o recebimento e armazenamento devem estar contemplados no cronograma. Deve-se reservar um espaço adequado de depósito, mantendo a integridade destes.

Atentar-se para a logística, considerando fatores como mobilidade, transporte, proximidade, segurança, prazo de fornecimento, entre outros.

 

 

INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO



O planejamento desta etapa deve ser realizado em conjunto entre o projetista de ar condicionado e a empresa instaladora. É opcional a contratação de um consultor especializado na instalação de sistemas de ar condicionado.

Em reunião, estes devem elaborar o cronograma específico para a instalação de ar condicionado.

A contratação das equipes de operação e manutenção é aconselhável.
Para que, ao mesmo tempo acompanhem a fase de instalação realizando simultaneamente, testes, ajustes finais e balanceamento do sistema.

As etapas seguintes são de responsabilidade da Equipe 3 Ar, e seguem esta ordem:



1) Iniciar a montagem;

2) Efetuar ajustes necessários, aprovados pelo projetista, devido a eventuais interferências no momento da montagem;

3) Detalhar, no desenho de projeto, os ajustes efetuados no item anterior;

4) Fornecer:
(a) Manual de operação e manutenção da instalação especificando fabricante, modelo, tipo, número de série, características elétricas, curvas características, dados de operação e certificados de garantia dos equipamentos.
(b) Recomendações operacionais (funcionamento e desligamento) e esquemas elétricos de controle do sistema.
(c) Recomendações de calibração dos instrumentos de medição.
(d) Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos equipamentos.


Dito isso, salientamos que justamente por isso, hoje, nós da Equipe 3 Ar, somos uma empresa que tem um foco e especialização na tecnologia VRF/ VRV.

Ao longo dos últimos anos, treinamos nossos profissionais na tecnologia VRF/ VRV e nos certificamos nos maiores fabricantes.

Hoje, somos referência no estado de São Paulo na venda e instalação de VRF/ VRV das marcas Samsung, Daikin, LG, Mitsubishi e Midea Carrier. (Exclui a marca Fujitsu, devido não ter o VRF)